quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Alunos da Unip desenvolvem mouses adaptados para deficientes físicos

Três grupos de, no total, nove alunos do quinto ano do curso de engenharia elétrica da Universidade Paulista (Unip) de Bauru, desenvolveram três tipos de mouse adaptados a necessidades de deficientes físicos. O projeto, que faz parte do trabalho de conclusão de curso dos estudantes, demorou cerca de seis meses para ser concluído e contou com a parceria da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Bauru para fazer as devidas adaptações e testes.

Na tarde de ontem, os alunos da entidade puderam testar os eletrônicos já prontos, na sede da Apae. O mouse é fixado à mão com o auxílio de uma luva, que possui dois botões - um no dedo indicador e outro no dedo médio. Já a “pulseira mouse” é o objeto que possui uma tecnologia similar a de um videogame e não exige força para a realização dos movimentos. E o mouse acessível “Mac” é uma adaptação do mouse por meio de botões que direcionam a seta na tela do computador.

Aluno da Apae, Natal da Silva, 60 anos, testou o “Mac” e aprovou. “É muito bom porque quem não tem força para conduzir o mouse de forma correta pode usar o computador com esse aparelho, sem problemas. Achei muito bom”.

O custo para a confecção dos aparelhos girou entre R$50,00 e R$ 300,00. “Os custos dos aparelhos não foram altos já que nós pensamos em baratear, sem deixar de lado a tecnologia”, afirmou o aluno Júlio César Viegas Santos.

Para Leda Rodrigues, coordenadora do laboratório de informática da Apae, a tecnologia ajuda também no trabalho psico-social com os alunos. “Nós não vimos, até então, aparelhos com esse custo e com essa tecnologia no mercado. E esses aparelhos ajudam também no trabalho psico-social desses alunos, que acabam melhorando, de certa forma, seu desempenho no computador”.


Fonte: Jornal da Cidade de Bauru 
http://www.jcnet.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário