sábado, 11 de dezembro de 2010

Rampas, acessibilidade e trigonometria


A trigonometria é a parte da matemática que se dedica ao estudo das relações no triângulo retângulo. O triângulo retângulo é um triângulo que tem um ângulo reto (um ângulo igual a 90°). Esse ramo da matemática nasceu com a necessidade da resolução de problemas de astronomia, agrimensura, navegação e construção desde a antiguidade.

Um dos problemas interessantes e que ilustra bem a aplicação da trigonometria, em nosso dia-a-dia, é a construção de rampas. Na construção de rampas e planos inclinados, sabe-se que quanto maior a inclinação do plano maior é a dificuldade em percorrê-la. Esse é o motivo pelo qual as rampas para pedestres geralmente têm inclinação menor. As normas de acessibilidade (Decreto-lei 5296/2004) recomendam inclinação máxima de 8,33%.

Como podemos calcular a inclinação das rampas e verificar se elas estão adequadas?

A inclinação de uma rampa, em trigonometria, é chamada de tangente do ângulo beta representado no triângulo que representa uma rampa.

Assim, para calcular a inclinação (tangente do ângulo beta) devemos dividir a medida da altura da rampa (h) pela medida do afastamento (a). Se o resultado encontrado for menor do que 0,0833 (8,33%) a rampa é segura e segue os padrões de acessibilidade.


Fonte: Blog de Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário