quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quanto custa uma perna inteligênte - Otto Bock - Alemanha


A universitária Suellen Rodrigues, de 23 anos, ainda custa a acreditar que pode caminhar sem medo de cair. Durante mais de três anos, sair às ruas foi um verdadeiro desafio para ela. “Tinha uma prótese mecânica no lugar da perna esquerda. Precisava andar sempre olhando para o chão”, conta a jovem. Mas essa batalha diária chegou ao fim. Há um mês, Suellen se tornou a primeira pessoa na América Latina a colocar uma perna eletrônica.

A prótese é inteligente. Ela consegue interpretar o movimento da pessoa e, com ajuda de um computador interno, realizar o movimento adequado. “Tenho mais segurança para caminhar. E consigo andar de maneira mais natural”, afirma Suellen. Isso é possível porque a perna eletrônica possui um sensor na base do calcanhar. Ele identifica a velocidade do passo.

“Um computador analisa o movimento. São 50 mil ciclos de marcha (ritmos de movimento ao caminhar)”, detalha Ricardo Souza, gerente de marketing da Otto Bock, fabricante da prótese. “O joelho eletrônico consegue identificar a fase do passo: apoio ou balanço (quando o apoio passa a outra perna)”.

Toda essa tecnologia proporciona uma forma mais natural de caminhar. “Trabalho em uma agência bancária e não quero que as pessoas me vejam com dificuldade para andar”, admite Suellen. Ela conta ainda que precisa sair para atender clientes. “Antes tinha medo, porque o terreno era um problema para mim. Mas hoje já posso caminhar tranquila”, comemora.

Souza explica que a articulação eletrônica permite à pessoa descer ladeiras com um caminhar muito próximo do natural. “Quem usa próteses mecânicas precisa descer caminhando de lado. Já com a perna eletrônica, ela pode caminhar de frente, como as pessoas normalmente fazem”, afirma ele.

Essa prótese é sensacional, no entanto o valor de 180 mil, é um absurdo! Diante disso, para ser pessoa portadora de deficiência nesse país, é preciso ter uma boa situação financeira


Fonte:
Referência: Portal Mara Gabrilli

2 comentários:

  1. Olá suellen
    Tenho uma filha com malformação nas duas pernas .E gostaria de saber se quanto custa essa perna eletrônica
    Como conseguir.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como fazer contato com o pessoal da equipe, sou do interior do estado do Rio de Janeiro queria saber as condições de pagamento, custo e avaliação para colocar a prótese
    o meu email: lucianoramospereira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir