segunda-feira, 29 de novembro de 2010

JAIRO MARQUES - BLOG ASSIM COMO VOCÊ


A semana do presidente

Como parte dos leitores já sabe, o tio foi a Brasília faz alguns dias para experimentar as estrutura tudo que os deputados ‘matrixianos’ eleitos neste ano vão encontrar por lá.

A visita rendeu uma reportagem que deu uma baita repercussão. Em resumo, ainda falta muita coisa para que as sedes dos três Poderes sejam plenamente acessíveis.

Para quem quiser ler o que aprontei, junto com a repórter Johanna Nublat e o repórter-fotográfico Sergio Lima, é só clicar no bozo!

Bem, do material que fizemos lá no Planalto Central resolvi fazer um post ao estilo japonês "Oki Soborô" ...

Então, borá pros detalhes..

Na casa ‘master’ da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, tá tudo bem dominado pro povo malacabado....
Há rampas pra todos os cantos, sinalização em braile, espaços amplos...

O único setor que não funcionou é o supra sumo do poder, o púlpito onde os ministros fazem as discussões mais importantes em relação aos direitos de nóstudo.

Ali é cheio de carpetes, rampas íngremes e também existem degraus..



Caso no futuro tivermos um ministro ‘malacabado’ ou o um advogado cadeirante tenha de fazer uma defesa, vai passar por maus bocados...
Mas, o STF já anunciou que vai promover uma ‘refoima’, em janeiro, para resolver isso também!
Na Câmara, onde parte dos deputados trabalha e a outra parte manda bater o ponto pra eles , encontrei os problemas mais cabeludos.

Há um carpete verde horroroso por todo canto... aquilo, além de pregar o cadeirante no chão, deve ser uma selva habitada por ácaros raivosos... .

Há degraus em alguns locais, no plenário é tudo mais apertado que sapato de pobre....


Elevador?! Teeeem.... mas num funciona.... .


As rampas que me deparei por lá foram todas punks. Sozinho eu não subia nem fugido do véio do saco, com alguém me empurrando eu subia com o coração na mão...

Pra descer? Bem, ai eu tinha de rezar pro "resistro" agüentar firme e eu não passar vergonha...


E olha que coisinha mais brasileira... pra chegar à Comissão dos Direitos e Minorias é preciso escalar praticamente o pico Everest. E nas salas de reuniões das comissões, as mesas são de uma altura...




E nunca que um jornalista que não se dê bem com escadas poderá trabalhar no Congresso... A Sala de imprensa tem degraus... um luxo!


Mas o que me impressionou meeesmo foi o Palácio do Planalto... aquele que enfiaram R$ 140 milhões pra ficar glamuroso, bonitão!

Ali onde trabalho o defensor máximo da Constituição, o defensor dos meus direitos, o cara que deve ser o exemplo de toda sua nação!


O banheiro do andar onde fica o presidente é todo de granito..... bonito mesmo... só que pra quem ocupa mais espaço, como eu...




No térreo e no primeiro andar, tenho de ser justo, há banheiros acessíveis... devidamente usados pra guardar tralhas de limpeza.

Pra não dizer que só falei de tudo (uuuia) fiz umas poses por lá... afinal, tenho o título permanente e para sempre de presente da Matrix, né, não?




Em tempo: Amanhã, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, tem coluna do tio na Folha! Conto com a crítica de vocês!

* Fotos de Sérgio Lima/Folha Imagens

Fonte: BLOG ASSIM COMO VOCÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário