quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Brinquedo Acessível


Brinquedo Acessível
A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo, lança o primeiro brinquedo acessível do Parque do Ibirapuera, chamado de “Brinquedão.
O Brinquedão é a primeria idéia inclusiva nessa área. Ou seja, todas as crianças brincam nele, inclusive permite o acesso de crianças com cadeiras de rodas, andadores, muletas, além de ter atrativos sensoriais.
Os pais também conseguem circular dentro do brinquedo para acompanhando seus filhos.

Todos os acessos do brinquedo tem rampa de leve inclinação, além de piso tátil de alerta no inicio. Em volta do Brinquedão um piso emborrachado, feito de materiais reciclados, protege contra o choque em caso de queda.
Ainda promovem uma vivência para as crianças que não tem deficiência. Cadeiras de rodas e vendas estavam à disposição para que as crianças sentissem como é usar o brinquedo dessa forma. Excelente iniciativa!
Agora é esperar que essa ideia se espalhe pelos parques, escolas e condomínios para promover a inclusão das crianças. Então é bom ajudar a espalhar: o Brinquedão foi criado pela LAO Engenharia, design totalmente brasileiro.

A mesma empresa produziu uma gangorra que pode ser usada por todas as crianças inclusive por aquelas que usam cadeira de rodas que fica no Parque Villa Lobos, também em São Paulo.

Fonte: Elisa Prado - Arquitetura/Acessibilidade

Um comentário:

  1. Será mesmo que o nordeste nunca toma a iniciativa para inovar e criar opções diferenciadas, e assim tratar as novas realidades com a seriedade que elas merecem?

    Creio que merecemos uma sociedade mais permeável à diversidade, vislumbrando novos caminhos de inclusão social das pessoas com deficiência. Questionando também os mecanismos de segregação e formentando novas pequisas com a finalidade de aumentar os projetos de apoio a acessibilidade.

    ResponderExcluir